Eureka! A culpa é do Salgado!

O segundo episódio desta saga Minutos de Ciência em Família, começou com a habitual experiência de colocar um ovo num copo com água simples e outro ovo num copo com água salgada. No primeiro copo o ovo afunda enquanto que no copo com água salgada o ovo flutua.

O Guilherme e a Constança chegaram à conclusão que a razão de ovo flutuar num copo e no outro afundar seria o sal. A Constança inicialmente achou que seria o peso do ovo “este é mais pesado e este é mais flutuante”. No entanto o Guilherme apressou-se a trocar os ovos de copo para refutar o que disse a irmã “Bou ber (e viva o Norte!!!) se a Constança tem razão” e mostrou que a diferença não residia aí. No entanto, só para garantir, ele ainda tenta com os dedos empurrar o ovo que flutua para baixo (2.32 min). A partir daí a Constança também passou a achar que seria do sal “porque aqui tem salgado, e aqui não tem salgado. Aqui tem salgado e aqui não tem salgado”.

Conclusão: A diferença entre afundar ou não afundar depende de onde tem Salgado, (é também o que diz o Banco de Portugal). Desculpem mas não resisti :D.

EXPLICAÇÃO OFICIAL: Objetos menos densos do que a água flutuam, objetos mais densos do que a água afundam. A densidade da maioria dos ovos é semelhante à densidade da água, embora possa ser ligeiramente menor ou maior (varia de acordo com vários fatores, inclusivé a idade do ovo).

Nesta experiência, ao adicionarmos sal à agua estamos a tornar a água mais densa. Porquê? Porque a densidade é uma relação entre a massa e o volume.  Nós usámos o mesmo volume de água nos dois copos e depois dissolvemos bem o sal num deles – o volume final não variou. Então no copo que tem sal, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais densa.

Advertisements

One Comment Add yours

  1. Ju diz:

    estes cientistas são um espectáculo 😀

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s