Eu acho que a moeda vai flutuar!

No episódio de hoje de Minutos de Ciência em Família vamos fazer uma coluna de líquidos. Os reagentes são tudo coisas que temos em casa: mel, detergente da loiça, água, azeite, óleo de bébé e uma moeda.

Reconheço que este video ficou um bocado escuro, com muitos cortes, mas foi o melhor que consegui para concentrar tudo em 2 minutos.

Como podem ocorrer salpicos e derrames, deve usar-se protecção adequada, por isso o Guilherme e a Constança estão de bata e óculos, embora como já disse uma vez também ficam muito fofinhos assim vestidos :).

A coluna de líquidos é fácil de fazer, mas verter líquidos pode ser um pouco  complicado para as crianças e por isso as mãos que vemos a verter os líquidos são da minha cunhada (sim também tenho uma Lenka, não é só o Fernandes Mendes!!!) 🙂

A nossa coluna tem 5 camadas, mas há quem consiga fazer colunas de 9 e até 12 camadas. Nós podíamos ainda ter usado álcool, mas não tinha corante para o fazer contrastar com o óleo de bébé, que também é transparente. O leite também é um bom reagente para usar nesta experiência, porque é branco e sobressai naturalmente, no entanto convém que seja leite gordo, porque leite magro (por ter mais água e menos gordura) tem uma densidade muito próxima da água e vai misturar-se com a mesma (eu experimentei e deu merda, mal).

Que quantidades usámos de cada reagente? Tudo a olhómetro ou se quiserem em percentagem, tudo a olhoporcento. Fomos vertendo de modo a que cada camada de líquido fosse bem visível e todas tivessem mais ou menos a mesma altura. Podem ver a realização de uma coluna de 12 camadas aqui.

Esta experiência não suscitou muito entusiasmo no Guilherme e na Constança, mas despertou alguma curiosidade pelo facto dos reagentes não se terem misturado. Inicialmente quando lhes pergunto o que acham que vai acontecer, ainda sob o efeito da experiência do ovo, eles respondem, que a moeda vai flutuar. O Guilherme ainda acrescenta “os ingredientes vão-se misturar e depois vão dar em alguma coisa“.

O que aprendi com esta experiência? Quando as crianças não participam, mas apenas observam, não demonstram tanto interesse, porque não foram elas que fizeram. Neste estilo de demonstração científica, devemos deixá-las executar ou então perde-se grande parte do interesse e do espírito crítico e inquisitivo.

EXPLICAÇÃO OFICIAL: O segredo é usar líquidos de densidades diferentes, e que não sejam solúveis entre si. Um bom exemplo é a água e o azeite: se enchermos dois copos, um com água e outro com azeite, veremos que o copo com água é mais pesado, ou seja, a água é mais densa (ver conceito de densidade neste post anterior). Ao mesmo tempo, esses dois líquidos podem ser misturados, mas nunca formam um líquido homogéneo, será sempre possível ver onde está a água e onde está o azeite.

Anúncios

One Comment Add yours

  1. Regina Silva diz:

    Adorei fazer de Lenka 😀 . Vou fazer esta no infantário com os meninos tenho de levar novidades , porque fazemos sempre o vulcão e o corante nas flores .

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s