Quando é que o “ouvir falar de Ciência” deu lugar ao “fazer Ciência”?

elvisposter1blog

Corria o ano de 1957 em plena Guerra Fria quando foi lançado o 1º satélite artificial, Sputnik, pela ex-União Soviética. Nos USA gerou-se um estado de alerta relativamente à qualidade do ensino das Ciências e da Tecnologia e dessa preocupação resultou a decisão do governo de incumbir a National Science Foundation de providenciar uma reforma que veio a propor novos programas e recursos didáticos para o ensino das Ciências desde o jardim de infância até ao final do Ensino Secundário.

 Essa reforma curricular do início da década de 60, no essencial, punha em causa o ensino tradicional baseado na memorização de informação e contrapunha uma filosofia segundo a qual o aluno aprende Ciência à semelhança de como o cientista faz Ciência. Assim, a ideia de Ciências para as crianças surge no contexto de uma reforma cujo objetivo era melhorar a qualidade da educação científica dos jovens e elevar o potencial científico e tecnológico de certos países, sendo para isso necessário a implementação de uma abordagem prática e experimental no ensino de ciências.                         

No entanto nas duas décadas que se seguiram o ensino experimental de ciência nos Estados Unidos, no Reino Unido e em outros países acabou por resultar em muita atividade física e manipulativa por parte dos alunos mas em baixa atividade intelectual. Chegada a década de 80, a perspetiva experimental para as crianças, em pouco tempo degenerou na memorização de informação contida nos manuais e a desejada observação dos objetos concretos dava lugar à observação de imagens dos objetos.

E em Portugal o que aconteceu?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s