E em Portugal qual o impacto do ensino das ciências logo no Pré-escolar?

Tendo em conta que a escolaridade obrigatória no nosso país vai até ao 12.º ano ou aos 18 anos, é durante este período que são dados os conceitos básicos essenciais para permitir a compreensão de um conjunto de situações do quotidiano e simultaneamente estimular o interesse do maior número possível de crianças e jovens para a Ciência. Estes 12 anos, que podem ser apenas 9 se os alunos optarem no 9º ano pela área das Humanidades, são um curto intervalo de tempo para adquirir o conhecimento científico fundamental.

Se apenas no 5º ou 6º ano se começar a dar mais enfâse ao ensino das Ciências, esses anos de Educação em Ciência passam para apenas 7 ou 5 pelo que que quanto mais cedo se começar o ensino em Ciências melhor. Como diz Carlos Fiolhais no nosso país “o ensino das Ciências começa demasiado tarde e termina demasiado cedo”. É urgente ensinar Ciência mais cedo. Quanto mais cedo começar o estudo de ciências, durante mais anos os jovens terão contacto com esta área.

A Comissão europeia salienta que “Quanto mais cedo, melhor: a educação científica na escola primária tem forte impacto a longo prazo. A Associação para a Educação Científica, em Inglaterra (Association for Science Education, ASE) e a Associação Americana para o Avanço da Ciência (American Association for the Advancement of Science, AAAS) referem que a educação para a literacia científica se deve efetuar mesmo antes dos primeiros anos de escolaridade básica, isto é, deve efetuar-se ainda durante os anos de Pré-Escolaridade.

A relevância curricular que o ensino e a aprendizagem das ciências têm vindo a conquistar nas últimas décadas tem reforçado o papel da Educação pré-escolar na promoção da literacia científica das crianças, num mundo onde a literacia cientifica é considerada indispensável na sociedade moderna.

O segredo de uma boa construção de conhecimentos reside nas bases. Nos países onde este nível de ensino é terminal, constitui a única oportunidade para explorarem o ambiente de forma lógica e sistemática. O ensino das ciências em Portugal começa demasiado tarde e termina demasiado cedo, será preciso esperar dez anos por resultados credíveis.

Mas será que as crianças estão preparadas para aprender ciência?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s