Mas será que as crianças estão preparadas para aprender ciência?

 

Claro que sim. As crianças estão naturalmente preparadas para aprender ciência, aliás fazem-no diariamente através da observação e exploração do mundo que as rodeia. A procura de respostas e explicações para fenómenos do dia-a-dia que despertam a curiosidade da criança cria um contexto favorável ao desenvolvimento da capacidade de pensar cientificamente, o que inclui pensar de forma crítica e criativa.Imagem3

Além disso, as suas atividades, estão desde muito cedo repletas de ciência: quando as crianças puxam ou empurram um objeto, quando chutam uma bola com mais ou menos força, quando andam de baloiço, quando brincam na banheira com brinquedos que flutuam na água, quando se observam em espelhos diferentes, quando coloca brinquedos em posição de equilíbrio, quando enchem e esvaziam recipientes com água, quando fazem construções de areia, etc.

É através dessa interação com o mundo que as rodeia, que as crianças aprendem que “se fizer isto, acontece aquilo” e, portanto, “para acontecer aquilo tem de se fazer assim”.

Pensar de forma crítica e criativa são também formas de pensar cientificamente que decorrem da satisfação da curiosidade das crianças na sua procura de compreensão dos fenómenos do dia-a-dia. Desta forma, estão criadas as condições para dar os primeiros passos em pequenas investigações, as quais se pretendem progressivamente mais complexas.

As crianças, mesmo as mais pequenas, conseguem compreender alguns conceitos científicos e pensar cientificamente e diversos estudos sustentam a capacidade das crianças em pensar abstratamente sobre alguns fenómenos que se dizem complexos.  

E precisamente porque as crianças já possuem muitas informações sobre o mundo que as rodeia e porque já construíram ideias sobre as relações com os outros e com o seu meio, é necessário acompanhá-las nessas descobertas. Desta forma, as ciências inserem-se incontestavelmente numa das áreas de conteúdo indicadas pelo Ministério de Educação, através das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, na Área do Conhecimento do Mundo.

Então e que Ciência devemos ensinar no Pré-escolar?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s