Não tenho área das ciências na sala de aula, e agora?

Embora possa parecer surpreendente,  pode dizer-se que todos os recursos necessários existem numa sala de aula. De facto, em todas as salas de aula existe um conjunto de materiais que podem ser usados com vários objetivos. Todas as crianças estão habituadas a manipular materiais durante as suas atividades diárias e todos os professores estão habituados a discutir com os seus alunos as suas atividades.

sala

É claro que a existência de um pequeno laboratório pode dar uma outra dimensão ao ensino das ciências tornando-o mais especial, mais excitante… No entanto,  isso não é o fundamental.

O  importante mesmo é o acesso a um conjunto de materiais simples, a sua manipulação e a discussão das atividades e observações.

O meio ambiente e as atividades quotidianas, quer sejam na cozinha, no recreio, na sala ou no passeio fora do jardim-de-infância, oferecem imensas oportunidades para as crianças aprenderem ciência.

A tarefa do educador é identificar o potencial científico destas situações e desenvolvê-lo. As atividades científicas devem partir de situações que as crianças têm de interpretar ou de problemas que têm de resolver; dos seus interesses e das ideias que estas possuem acerca dos assuntos abordados.

No entanto, dissolver uma colher de açúcar num copo com água, observar, questionar e discutir o que aconteceu não requer grande material e introduz um bom tema de reflexão. O exercício de assinalar num calendário os dias de chuva e de sol é uma atividade simples e que permite introduzir o tema das estações do ano.

 Para ensinar Ciências no pré-escolar, o desafio que o educador encontra não é apenas preparar as aulas, ter material, mas saber como realizá-las de modo a formar alunos participativos, críticos, com ferramentas necessárias para gerar ideias próprias e tomar decisões, entender e intervir de modo consciente no mundo à sua volta.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s