Que ciência no Pré-Escolar? I (o método científico parte I)

A importância da educação em ciências, não reside tanto nos conteúdos que a criança aprende, mas nas competências de pensamento e ação que desenvolve” (Harlen, 1988).

A educação em ciências promove o desenvolvimento da capacidade de pensar cientificamente. O método científico assenta essencialmente na observação e é usado pelos cientistas para encontrar respostas às suas questões e resolver problemas através de experiências.

Imagem1

Então e como funciona isso com as crianças?

É simples, primeiro é fundamental definir o tema a estudar e identificar os aspetos a investigar que poderão ser apresentados sobre a forma de problemas que darão origem a pesquisas.

Depois passa-se as atividades propostas que devem ser simples e não devem requerer equipamento especial. Deve-se começar por algo simples e ir aumentando gradualmente o grau de dificuldade para que todos se sintam à vontade.

Durante o processo de aprendizagem além de descobrir determinadas coisas sobre um dado assunto (ideias e conceitos da ciência) a criança está ainda a adquirir uma série de aptidões nomeadamente hábitos de método científico e atitudes científicas.

Imagem7

Mas como é que isso funciona depois na sala de aula?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s